quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aprendizes de feitiçaria 2

Seguindo o raciocínio mágico, o Carlos Moedinhas afirma que a reposição dos subsídios de férias e de natal, vulgo 13º e 14º mês, "não podem ser permanentes" e que os cortes "estarão em vigor durante o período de vigência" do programa de ajustamento.
Acontece que nem ele acreditará que o actual programa de empobrecimento dará o resultado esperado porque, exceptuando a troika, o governo não vai conseguir convencer nenhum ser celestial a emprestar-lhe dinheiro e portanto a seguir a este programa vai-nos ser apresentado outro programinha fresquinho.
Isto fará com que gradualmente vá acabando com toda a lógica de justiça social ainda existente no nosso país. Ainda ouviremos falar no fim das férias pagas. As pessoas que ainda tiverem trabalho passarão a trabalhar sem período de férias ou se se mantiverem não serão pagas.
Conjugando isto com o aumento do tempo de trabalho diário, a diferença entre escravatura e aquilo que se está a tornar o mundo laboral será que os escravos não eram formalmente donos do seu corpo e que a vontade dos assalariados é subjugada à necessidade de pagar dívidas contraídas por o salário recebido não chegar para continuar a apresentar-se no local de trabalho.
A rã se for mergulhada em água a ferver salta e salva-se mas se for mergulhada em água à temperatura ambiente à qual se aumenta lentamente a temperatura acaba por morrer cozinhada. Nós estamos a ser ser sujeitos ao mesmo: se a sociedade mudar de um momento para o outro ninguém aceita, mas se as mudanças forem infinitesimais, aceitamos. Estão-nos a aquecer a água. A letargia faz-se sentir. Confundem-nos dizendo uma coisa e fazendo outra. Quando acordarmos a sociedade terá mudado, perdendo-se décadas de lutas por condições de vida dignas.
Quando nos trazem troikas e afins o real objectivo de toda esta gente é a mudança da sociedade, é gradualmente ficar com uma maior parte do fruto do trabalho da sociedade. Mesmo que nos emprestem mais, as dívidas serão cada vez maiores. Enquanto para nós o dinheiro é algo que se obtém trabalhando e se gasta todo imediatamente na manutenção da vida, para os seres divinos o dinheiro já existe e serve para comprar o nosso trabalho que é usado na produção de mais dinheiro. No fim de cada ciclo, nós estamos na mesma, nada nos sobrou a não ser a vida, enquanto que para os seres divinos, no fim da cada ciclo, vêm-se com mais dinheiro que nós lhes demos com o nosso trabalho.
Mas ainda há quem duvide que a luta de classes é a realidade desta sociedade?

1 comentário:

  1. Olá,
    Você está procurando por uma empresa de credores privada respeitável e credenciada que preste uma oportunidade de vida? Nós fornecemos todos os tipos de empréstimos de forma muito rápida e fácil, empréstimos pessoais, empréstimos de carro, empréstimos para habitação, empréstimos estudantis, empréstimos comerciais, empréstimos para investimentos, consolidação de dívidas e muito mais. Você foi negado por bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de hipoteca? Não olhe mais longe, pois estamos aqui para fazer de todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Oferecemos empréstimos de 5000 dólares a 50.000.000 de dólares com taxas de juros muito altas de 2%. Contate-nos hoje através do nosso e-mail agora e teremos o prazer de fazer seus problemas financeiros e coisas passadas, sem verificação de crédito, 100% garantida.
    Envie-nos um e-mail: (albakerloanfirm@gmail.com).

    ResponderEliminar