terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ciclo de debates “Desemprego: fatalidade ou resistência"

1º debate: Mobilização de pessoas desempregadas
Partindo de uma abordagem às experiências da Alemanha e da França, procurar-se-à explorar as possibilidades de acção colectiva de pessoas desempregadas. Com a participação de Britta Baumgarten e de activistas desempregados/as. 12 de Janeiro, quinta-feira, pelas 20h00. Rua da Silva, nº 39 (sede dos Precários Inflexíveis)

Com nível de desemprego próximo a 13% e perante um programa de austeridade e de flexibilização das relações laborais que tem sido aplicado ao longo dos últimos anos, são colocadas mais e mais dificuldades às pessoas desempregadas. Defendendo que a criação de emprego só é possível após a retoma económica, esvaziando as medidas de protecção social e associando-as a mecanismos de carácter compulsivo, estas políticas colocam muito poucas alternativas a quem está desempregado: o regresso forçado a um mercado de trabalho cada vez mais precário e mal remunerado; a dependência de uma sociedade de previdência em risco de ruptura; ou a emigração.

É urgente a mobilização de quem está desempregado no desenvolvimento e pressão sobre a criação de alternativas. Com este ciclo de debates, a realizar-se quinzenalmente, pretende-se criar um espaço de discussão sobre a realidade do desemprego: os impactos sociais do desemprego; a visibilização e a partilha de experiências por quem está em situação de desemprego; as políticas que têm contribuido para alimentar o desemprego em massa; a contextualização histórica dessa evolução e os resultados anteriores desses tipos de medidas; o avanço civilizacional que representou o consenso em torno do pleno emprego; os impactos sociais do desemprego. Pretende-se quebrar o isolamento e construir solidariedades, partindo de quem vive a experiência do desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário